terça-feira, 9 de dezembro de 2008

Onde estão as mulheres?

Desde pequena sempre fui observadora... e como uma boa leonina muito curiosa!
E como uma boa menina também observava bastante às mulheres que me rodeavam. Mãe, avó, tia, e as mulheres que iam aparecendo, amigas, conhecidas primas de primeiro e segundo graus etc.
Sempre me perguntei o que era que elas tinham de diferente. O que era aquela energia que as rodeavam? Porque isso não acontecia com os homens também?
Nas minhas fantasias de criança até pensava que elas tinham algum segredo e que só quando eu crescesse alguma delas iria me contar.
Fui crescendo, e fui percebendo essa energia indo embora da aura dessas mulheres, com o passar do tempo as visitas foram diminuindo, não tinha mais a troca de receitas de bolo, de chás, de risotos, de simpatias para fazer o marido voltar para casa. Não tinha mais. Eu sentia falta disso, mas não sabia que era disso que sentia falta, a casa ficava vazia, e eu não sabia o porquê, só depois de um tempo eu comecei a perguntar por elas.

Depois de muito tempo comecei a perceber que aquilo não era uma simples curiosidade de criança, mas fazia parte da minha formação como mulher. Lendo o livro da Clarissa “Mulheres que correm com os lobos” finalmente encontrei respostas para o meu vazio. A NATUREZA SELVAGEM DA MULHER.
O que tenho a dizer sobre isso é que essa natureza é o que existe de mais puro e de mais primitivo dentro de nós. E essa natureza já existe, não é implantada em nós por ninguém, já nascemos com ela. E o que posso dizer também é que essa natureza e ESSÊNCIAL para que a mulher viva plenamente. A mulher selvagem apesar de já existir em nós precisa ser descoberta, e a forma mais natural para isso seria crescermos em volta de mulheres selvagens, mas onde elas estão?
Muito nos foi tirado!
Muito foi tirado das mães, das avós, das tias, das primas, das vizinhas.
Acho que não preciso falar o motivo, basta você parar e pensar em cada uma dessas mulheres da sua família, onde elas estão? Elas são felizes? Bem sucedidas? São mulheres alegres? Radiantes? Você vê brilho nos olhos delas? Aliás, você repara se há ou não há brilho nos olhos delas? E nos seus olhos? Olhe-se no espelho e repare.
Eu tenho uma resposta para isso, elas são e têm tudo isso que eu falei, mas talvez ainda não encontraram.
Muito nos foi tirado!

Eu me pergunto como trazer isso de volta, como fazer despertar esta mulher em nós e não deixar nossa alma morrer junto com os séculos que se vão... mas, acredito que não exista uma forma exata.
Cada uma precisa se empenhar em buscar isso dentro de si.
Mas talvez a missão deste blog seja acender uma pequena lâmpada, e um pequeno ponto de luz é o suficiente para quebrar a escuridão.

Uma faísca pode causar um incêndio...

a pintura que ilustra este post é de Ana Luisa Kaminsk "Mulheres Musicais"

2 comentários:

Fábio Flora disse...

A "faísca" de que você fala é necessária para os homens também. Enfim, para todos os seres humanos que não queiram deixar de viver em vida.

Anônimo disse...

Eu ainda estou descobrindo a minh 'natureza selvagem'. Eu já encontrei muito mais hoje do que se estivesse falando de alguns anos atrás. É como se ela estivesse coberta por um lençol de seda e tempo a tempo, eu consigo descobrir uma parte.

Anseio pelo dia em que o lençol vai cair no chão, por completo.

;*