sábado, 25 de abril de 2009

Princípio do Eixo


Eixo é um "ponto " imaginário em volta do qual se realiza o movimento de um corpo.




Estive hoje refletindo sobre o significado do eixo, fisicamente falando temos este conceito que eu tentei formular, não sei se é o correto mas foi o que consegui.




No estudo da dança do ventre, o Eixo é um ítem bastante explorado. Nossa coluna vertebral é nosso eixo, existem várias filosofias que estudam isso e aprofundam ainda mais a busca do alinhamento deste eixo. Nós somos mente, espírito e corpo, e para nós o que é mais fácil de trabalhar? Lógicamente o corpo , pois é o que vemos e podemos pegar é o que há de concreto. Se conseguirmos alinhar o eixo do nosso corpo, a energia fluirá na nossa mente e espírito. Na dança do ventre, nós trabalhamos músculos que não são trabalhados no dia a dia e em outros exercícios, estamos acionando partes do nosso corpo que muitas vezes jamais foram acionadas. Despertamos a memória corporal e entramos em contato com o mais íntimo de nós mesmas, com feridas adormecidas que precisam ser tratadas, lembranças que estão guardadas e que podem nos levar para a escuridão. Trazendo tudo isso à tona o que acontece com nosso eixo?? Imagine você, uma professora pedindo para a aluna dançar com o tronco parado e movimentar somente os quadris ou vice versa, ela precisará soltar uma parte do corpo e "prender" outra ou seja, um movimento totalmente novo para ela, até ela achar o meio termo a coluna sentirá dificuldade de obedecer à divisão , os músculos não irão obedecer e os pés não ficarão totalmente no chão a princípio, entre outras coisas , pois cada corpo reagirá de uma forma diferente. Da mesma forma as feridas e lembranças, sentimentos de toda espécie ao voltarem ao consciente desequilibrarão energéticamente a aluna... a medida que ela se familiariza com o exercício, entende sua mecânica não será mais necessário tanto esforço para executá-lo e à medida que o exercício vai ficando mais leve e mais fácil o subconsciênte vai analizando melhor as coisas que estão vindo para curar a pessoa.




O que acontece quando algo está fora do seu eixo?




Das duas uma ... ou cai, ou se escora em algo.



E por incrível que pareça, isso acontece energéticamente. Muitas vezes quando colocamos nossa felicidade, nosso prazer em outra pessoa ou seja quando dizemos pra nós mesmos que nossa felicidade , segurança e prazer dependem de outra pessoa, estamos nos "escorando "nela. Na maioria das vezes a pessoa com esse perfil tem a mania de bajular as pessoas, fazer de tudo pelo namorado, ou por aquela amiga que sempre aparece às suas custas, ou pelo chefe, etc. Então torna-se extremamente perigoso, pois a "escora" pode não aguentar...e aí onde vamos parar?? vc sabe?



LITERALMENTE NO CHÃO




Estar no eixo é se auto-conhecer, é saber;


Quem sou eu?


O que quero?


O que faço para conseguir?




Estar no eixo é se amar, é ter o coração repleto de amor por si mesmo "ame seu próximo como a si mesmo" . Isso significa que sem amor a si mesmo jamais conseguirás amar alguém. Você já deve ter ouvido isso um milhão de vezes, mas já parou pra pensar que se você está escorando em alguém ou em algo, todo amor que você diz sentir por essa pessoa é mentira? que esse amor é falso?


Que na verdade vc não é tão boazinha como diz pra si mesma que é pois está vampirizando as pessoas.


É duro, mas é isso mesmo, mantenha-se no seu eixo.


Dói as costas, pois a postura está viciada, dói os ombros porque os músculos estão fracos, dói o ego porque vc terá que encarar o peso que é ser você mesma.

Mas depois que seu corpo pegar o jeito permanecer no eixo será algo leve e gostoso, vc se sentirá auto-confiante, e transbordará luz e amor!!










segunda-feira, 6 de abril de 2009

Semente Sagrada

Pretendo neste pequeno mundo meu aqui exposto na web colocar-me finalmente com simples palavras.
Afinal, existe algo mais simples do que uma semente?
Uma semente é algo primordial, é o início, a pureza.
Somos sementes, cada um de nós. Esta semana que começa é uma semente.
O sagrado faz parte de nós por sermos sementes, a semente morre pra nascer, e todo nascimento é sagrado e toda morte é sagrada. Frágeis, indefesas, entregues, as sementes não escolhem onde germinarão. Simplesmente estão alí, e vivem...
As sementes produzem sementes em seus frutos, elas estão bem aqui conosco, inúmeras, cheias de vida, como crianças brincando.E das sementes saem sementes ...que dão sementes. E o ciclo da vida flui. e Íris derrama suas águas de ventre em ventre.
E é isso, somos sementes, somos o início, somos o novo, e a cada dia nascemos do ventre da Deusa.
Afinal descobrimos onde está a vida?a tal vida em abundância?
Ela está em mim, em você.
Pois somos Sementes.